sexta-feira, 30 de julho de 2010

Carne fria ou "lencinhos"

Caros leitores,

Seja para um piquenique, uma recepção informal ou para o animado pôquer, a receita seguinte é um show! Além de muito saborosa, serve-se pronta e dura praticamente uma semana na geladeira (Ne verdade, depois de uns dias, mais se apura).  Bom fim-de-semana!


Receita de "Carne Fria" ou "Lencinhos"


1 peça de lagarto (1/2 lagarto)

Temperos para assar (sal, preferencialmente grosso, alho, cominho e pimenta-do-reino em grãos)

Azeite de oliva

Temperos crus (cebola, pimentões, salsa, azeitona)


Primeiramente, temperar a peça de lagarto, para ser levada à panela de pressão, a gosto. Eu sempre gosto, primeiramente, de passar um limão em qualquer tipo de carne, seja bovino, suíno, de aves ou de peixes. Uma lavadinha com limão corrige e melhora bastante o aroma e o sabor da comida. Temperada a carne, recomenda-se deixar pelo menos algumas horas, para que o tempero se impregne e se harmonize. É bom evitar cortes profundos para introduzir temperos, de modo a não estraçalhar a peça.

Com a carne temperada, faz-se um leve refogado na panela de pressão, com alho batido e coloca-se a peça para cozinhar, com água apenas o suficiente para cobri-la. Vai lá de uns trinta a quarenta minutos assando.

A seguir, tendo verificado o bom cozimento da carne, coloque-a na geladeira, por algumas horas. Isto fará com que a peça fique mais dura, o que propiciará que possa ser fatiada com facilidade. Usando uma faca bem amolada, por exemplo, aquela Ginsu que você comprou para fazer aquele sushi com cara de obra inacabada, faça fatias muito, muito finas, com cuidado ao manusear as fatias, para que não se despedacem.  Se você tiver um fatiador de carnes, é o ideal: elas devem ter a espessura de um presunto fatiado.

Estas fatias deverão ser deitadas suavemente sobre um recipiente baixo, regando-se com azeite de oliveira (de preferência, “extra virgem”), e alternando-as com fatias também finas de cebolas, pimentões, azeitonas, umas folhas de louro e demais temperos crus, a gosto. Para quem apreciar, um pouco de molho de pimenta dá um toque especial.

O nome que eu dou para esta receita é “lencinhos”, porque as fatias de lagarto, finamente fatiadas e imersas em azeite, ficam macias e dobram-se com facilidade, tal como um lenço, quando o erguemos.

Os “lencinhos” são servidos frios, podendo ser acompanhados com um bom pão italiano, vinho ou cerveja (tá bom, uísque, vodca, e cachaça também vale...he..he...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.