sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fraldinha Recheada


Por Klauber Cristofen Pires

Alguém sabe me dizer porque a fraldinha custa cerca de metade do preço da picanha? Eu respondo: porque são poucos os que sabem o que fazer com ela.

A fraldinha é uma carne muito macia e saborosa e francamente, não merece o  status de quase carne de segunda que muitos lhe atribuem.


Hoje, sexta-feira, é um dia especial, e para afogar as mágoas da eliminação do Brasil na Copa, vou apresentar a receita da fraldinha recheada, daquelas que você vai aparecer pros seus amigos como "o cara do churrasco".

Primeiramente, escolha a peça inteira em um açougue. Supermercados costumam "matar" a carne, cortando-a em pedaços imprestáveis a serem vendidos naquelas ridículas bandejinhas. Tome o cuidado de retirar as porções de nervos que ficam por baixo - nervos ao fogo endurecem e enjilham a carne. A fraldinha leva este nome porque se assemelha realmente a uma fralda ou um lenço, e por isto é ideal para o que pretendemos aqui fazer.

Estenda-a sobre a bancada, com a parte gorda virada para baixo. Cubra-a com fatias de mussarela, e por cima, salpique temperos tais como alho, algumas folhas de manjericão, coentro ("cheiro-verde"), e tirinhas de pimentão vermelho e amarelo. Por fim, a um terço da manta, coloque uma linguiça calabresa.

Agora enrole com cuidado, de modo que a parte gorda fique por último, e amarre bem o conjunto com o auxílio de um barbante.

Quem quiser, pode usar filme de celulose. Eu não gosto, porque a carne fica à moda de um cozido. Assim, prefiro salgar a parte externa, "selar" no fogo, e daí, são duas a três horas de assamento, com a peça um pouco afastada do fogo, girando de vez em quando para igualar as partes. A foto acima ilustra a fraldinha que preparei na semana passada. Ficou muito boa, tendo os temperos se harmonizado com a mussarela e a carne em um conjunto gastronômico difgno de tirar qualquer um da fossa (quatro anos passam rápido...).

Eu gostaria de saber dos eleitores se estão fazendo uso das nossas dicas, e o que estão achando. Vale também dar notas e inserir comentários com sugestões de adaptações. Quem quiser publicar uma receita sua, por favor, envie-a pelo meu e-mail, que consta do canto superior direito do blog, preferencialmente com uma foto. 

Bom fim-de-semana e um grande abraço a todos.  

4 comentários:

  1. Eita Klauber, é a receita que precisava para este fim de semana, legal, é uma carne de minha preferência, muito gostosa, brigadão... Vou repassar essa através de meu blog, para conhecimento de meus seguidores...
    Abraços: PVeiga

    ResponderExcluir
  2. Isto parece que é churrasco de "cola fina"!

    Mas está com uma cara muito boa! Eu como não só muito de ficar só no churrasco (tem tanta coisa neste mundo para comer!!!), vou experimentar.

    ResponderExcluir
  3. Alo Kaluber

    Alem de um avido leitor de seus Artigos, e um entusiasta da boa culinaria, esse novo formato do LIBERTATUM ta Demais!!!

    uma dica: ta na hora desse blog ter um twitter feed, pra eu saber desses achados em tempo real e repassar na mesma velocidade

    Parabens!

    Mariano D'Aguiar

    ResponderExcluir
  4. Experimentei e aprovei. Fica saborosa e suculenta.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.