segunda-feira, 19 de julho de 2010

Peña Esclusa - O apelo de Olavo de Carvalho

(Publicado Originalmente no Mídia sem Máscara)

O MSM publica a tradução para o português do apelo de Olavo de Carvalho aos políticos norte-americanos e ao público para que denunciem a farsa montada para prender o conferencista Alejandro Peña Esclusa, um defensor das liberdades civis reconhecido pela relevância do seu trabalho e conduta exemplar. 

Um amigo meu, Alejandro Peña Esclusa, um dos líderes da oposição venezuelana e fundador do movimento Unoamerica, foi preso ontem, 12 de junho de 2010, pela polícia política de Hugo Chávez. Foi preso sob acusações falsas, ridículas e absurdas, inteiramente fabricadas pela polícia chavista com base em depoimento de um suposto terrorista salvadorenho, Francisco Chávez Abarca, que teria denunciado Peña Esclusa como seu "contato" na Venezuela.

Acontece que Chávez Abarca, tão logo desembarcou em Caracas na semana passada, foi interrogado e em seguida enviado a Cuba, onde nenhum investigador independente pode contactá-lo para averiguar se o seu depoimento existe e é verdadeiro. O governo venezuelano diz que Chávez Abarca é o braço direito de Luís Posada Carriles, acusado por sua vez de ter explodido um avião da Cuba de Aviación. Mas tudo o que até agora se sabe de mais comprometedor contra Chávez Abarca é que ele esteve preso em El Salvador como ladrão de carros e contrabandista. A justiça de El Salvador libertou-o em 2007.

Se não há provas de que Chávez Abarca seja um terrorista, muito menos as há contra Alejandro Peña. A polícia venezuelana disse ter encontrado explosivos na casa dele, o que é risível, para dizer o mínimo. Peña, que nunca deu sinais do menor desequilíbrio mental, teria de estar louco em último grau para planejar atentados a bomba contra um governo que ele mesmo está processando na Corte Internacional de Haia (v. http://fuerzasolidaria.org/?p=296).

Ninguém sabe onde Alejandro Peña se encontra, nem qual o seu estado de saúde após algumas horas de carícias nas mãos da polícia política de Hugo Chávez, que é de uma delicadeza sem par.

A Convenção de Genebra assegura a todo prisioneiro o direito de ser visitado por um sacerdote da sua religião ou por membros da Cruz Vermelha. Apelo à Igreja Católica da Venezuela para que envie imediatamente um padre entrevistar-se com ele no cárcere para assegurar que o excesso de humanitarismo do governo Chávez não leve o prisioneiro à morte por exaustão emocional ou causas desconhecidas e impensáveis.

O objetivo da farsa montada contra Peña é criar uma aparência de ligação entre ele e "organizações direitistas violentas", que no presente cenário latino-americano se destacam sobretudo pela sua espetacular inexistência.

Alejandro Peña é conhecido tanto do público brasileiro quanto americano como conferencista sério e equilibrado, que descreve a situação política de seu país com tristeza, mas com serenidade e nem o mais mínimo sinal de ódio.

Por sua militância democrática, Alejandro Peña foi recentemente alvo de homenagem por parte da Assembléia Estadual do Alabama. Apelo aos congressistas daquele valoroso Estado e aos formadores de opinião americanos para que enviem protestos ao governo venezuelano contra mais esta prova do total desprezo de Hugo Chávez pelos direitos elementares de seus desafetos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.