terça-feira, 7 de junho de 2011

Eles pisam no molhado, então vamos todos brincar na chuva

O povo já está de saco cheio de tanta putaria e prapaganda ideológica nas novelas 


Por Klauber Cristofen Pires



Ontem assisti a um trecho da novela da 21 horas da Rede Globo, "Insensato Coração" e bati de frente justamente com uma cena em que um viadinho de uma lanchonete gay faz escrachada campanha a favor do lobby pela lei anti-homofobia. 

Na sua fala, ele se expressou mais ou menos assim: que se sentia humilhado ou indignado pela perseguição que os gays sofrem (vejam bem, ele trabalha numa lanchonete gay que funciona de dia, em frente à praia e ao ar livre em um bairro nobre do Rio de Janeiro, e ainda se declara perseguido...). Depois, declamou direitinho o recadinho que lhe a turma do Luís Mott lhe deu com aquela cifra astronômica de 260 "gays, lésbicas e transexuais mortos, olhem gentem, quase um por dia!" 

Em um contexto de 260 mortes anuais, vá perguntar à tchurma quantas são devidas aos seus próprios representantes, eles que em sua grossa maioria vivem na noite em meio a ambientes ruidosos, promíscuos e buliçosos. Vão ter um a-t-a-q-u-e! Então vamos comparar os números que a Rede Globo, mancomunada com o movimento gay, quer empurrar goela abaixo da população, com os mais de cinquenta mil brasileiros mortos anualmente, dos quais grande parte é de gente humilde, trabalhadora, honesta e comedida, o que dá quase...140 por dia!

O maniquísmo folhetinesco da Rede Globo anda tão descarado que além de obviamente destruir de vez o que por supremo esforço de condescendência poderia ser chamado de arte também chega a ofender até mesmo a inteligência das almas mais simplórias. No episódio de ontem mesmo um outro quadro se seguiu onde um único ator faz toma o papel de bobo da corte para ser achincalhado por todos. Ele é o idiota, o fracassado, o ridículo, e claro, o homofóbico. Em contraposição, até a mãe de um jovem e atlético rapaz, quando perguntada sobre o que ela acharia sobre seu próprio filho se este "casasse" com um dos homossexuais da novela, responde com a maior naturalidade que aceitaria com muito gosto, porque o gayzinho é trabalhador e honesto...Afff...

Eu acho que não tem horário nesta emissora que não esteja infestado de homossexuais fazendo proselitismo em favor da causa própria. Certa vez, com muita propriedade, um capitão da Marinha amigo meu disparou: "- o que você espera de uma rede de tv onde os principais cabeças são todos comunistas, viados, macumbeiros e maconheiros?" 

Na mosca! Alguém algum dia já viu esta empresa de comunicação fazer uma novela onde o padre, a freira ou um cristão devoto não seja caricaturado como o hipócrita, o venenoso, o vendido, o farsante, e enfim, o vilão? Os pais e as mães globais seguem à risca a letra da música de Gilberto Gil: "...mães zelosas, pais corujas...vejam como as águas de repente ficam sujas...". Dos heteros, nem pensar; são a figurinha mais difícil de todo o álbum: se não for um punhado de jovens rapazes com barrigas-tanquinho à mostra e de cabeças vazias, praticamente não se vê um personagem homem com caráter, liderança e convicção.   

Atualmente, qualquer coisa vale mais a pena do que assistir às novelas globais. Até mesmo dar um banho no cachorro, ou lavar o carro.  Coincidência ou não, parece que esta fórmula pretensamente realista- doutrinarizante anda se esgotando: a trama anda patinando nos números do Ibope, segundo andei sabendo.  Parece que o povo já está um tanto cansado de ver tanta putaria sem enredo que preste bem como de saco cheio de ser alvo de propagandismo ideológico...

Um comentário:

  1. Klauber.

    Tambem tive a infelicidade de assistir esse episodio, porém meus familiares continuam assistindo essas novelas.

    Prefiro mil vezes jogar no pc ou ver palestras do padre Paulo ricardo.

    Obrigado,

    Fabio

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.