sexta-feira, 12 de agosto de 2011

JN mente e deturpa fatos no Chile. Para quê elaboraram mesmo aquele documento sobre princípios editoriais?

JN mente e deturpa fatos no Chile. Para quê elaboraram mesmo aquele documento sobre princípios editoriais?

Por Klauber Cristofen Pires



E os tais "Princípios Editoriais das Organizações Globo"? Não deu nem tempo do trombeteado documento esfriar. Como diz o ditado, o uso reiterado do cachimbo deixa a boca torta. Égua de mim, que me dei ao trabalho de lê-lo inteirinho...

Já nesta edição de hoje (12/08/2011) do Jornal Nacional, a Rede Globo usou sua cartilha para limpar...a mesa dos apresentadores Willian Bonner e Fátima Bernardes! Vejam o que a emissora global falou da rebeldia dos estudantes no Chile:

Estudantes chilenos voltaram a enfrentar a polícia durante um protesto por reformas no sistema de educação. Na quinta-feira (11) à noite, manifestantes queriam interromper o trânsito no centro de Santiago, mas foram impedidos pela tropa de choque. Em frente ao palácio presidencial, um grupo fez uma vigília pacífica.
As manifestações ocorreram horas depois de o presidente Sebastián Piñera ter afirmado que nada na vida é de graça. Foi uma resposta à demanda dos estudantes por maiores investimentos do Estado na educação.
 
Leiam agora o que o jornalista Reinaldo Azevedo nos traz sobre o problema:

Os jornais brasileiros tratam os meliantes como forças da resistência ao governo do “fascista” Sebastián Piñera. As coisas não são ditas assim, mas querem dizer isso. Pois bem. Eles apresentaram um “plano” de reforma da educação que, entre outros mimos, proíbe as instituições particulares de ensino de ter lucro. O governo, claro, recusou e os convidou para conversar. Não! Eles não querem! Negam-se ao diálogo. Consideram uma concessão inceitável. É na linha do ou dá ou desse. Agora a CUT deles anuncia a disposição de chamar uma greve geral e coisa e tal…
 
Enquanto isso, universidades e escolas do ensino médio seguem ocupadas, e líderes do movimento se dedicam com especial afinco em provocar confrontos com a polícia. Não existe risco nenhum de golpe de estado no Chile. Mas os que acompanharam a escalada de radicalização da extrema esquerda chilena — promovida, então, também pelo governo —, que resultou no golpe que derrubou Salvador Allende (que estava longe de ser um santo…), fica arrepiado.

Perceberam? Por meio de um escorregadio jogo de  palavras, consegue-se inverter o papel do mocinho e do bandido, de uma maneira que até parece inocente (quem não conhece que te compre!) - Assim, segundo a Rede Globo, o governo Sebastián Piñera agiu com insensibilidade à legítima reivindicação dos estudantes por maiores investimentos na educação...

Só que o assunto aqui não são maiores investimentos em educação neste país que já a tem - diga-se de passagem - muitíssimo melhor do que o Brasil, mas a exigência de que as escolas particulares (!) sejam proibidas de operar com lucro! Claro, e esta corja não é constituída só de estudantes, mas sobretudo de militantes que agitadores políticos trazem nas coleiras e que têm no presidente de direita no chile o alvo de sua truculência, com a cumplicidade da mídia sonsa como a da Rede Globo e dos manés que ainda compram do seus peixes podres.

Se as Organizações Globo pretendiam se diferenciar dos blogueiros chatos como eu escrevendo uma redação de boa etiqueta nas redações, oh, muito obrigado! Estou adorando esta diferença!

3 comentários:

  1. Olá Kléber, consegues elucidar como é o sistema de educação lá no Chile? O quanto que o Estado se mete na educação?
    Ou há algum lugar onde possa ler sobre?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo,

    Isso o Glenn Beck mostrou este ano para nós... ocorrendo no México. Porque isso? Porque eles descaradamente e isso devia dar cadeia por intromissão à sabotagem alheia em público com solicitação de apoio governamental, querem destruir a última barreira de pensamento.

    Nada disso é coincidência, mas sim programado. O que me dá asco é que essa gente quer sabotar a tudo e declara isso nas manifestações e ninguém vai preso! Então eu posso pregar a morte de quem quer me matar.

    Espero ter uma pistola para começar a matar essa corja. Já que temos exército só para bater continência à essa corja de terroristas, mas são sustentados por nós, sendo assim, O ESTADO DE ANARQUIA ESTÁ INSTITUÍDO, então o povo tem o direito de não considerar o atual estado algo de reconhecimento público.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.