segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tributo ao Milton Friedman


Milton Friedman completaria noventa e nove anos em 31/07. Prêmio Nobel de Economia, pai da Escola Monetarista, criticou o intervencionismo estatal, as esquerdas e os bancos centrais. 

Por Margaret Tse



Concordo com meu amigo Diogo Costa quando ele diz: "Foram quatro os economistas liberais mais influentes do século passado: Mises foi o mais profundo; Hayek, o mais abrangente. Rothbard foi quem mais concentrou o liberalismo; Friedman, quem mais o irradiou. O impacto das idéias de Friedman, sentido da Estônia ao Chile, e a continuação das críticas e dos ataques pessoais, indica que sua memória vai atravessar gerações."

Sem contar seu trabalho científico, Friedman também escreveu sobre políticas públicas extensivamente, sempre com ênfase na preservação e abrangência da liberdade individual.

Destaco os trabalhos feitos com sua esposa Rose D. Friedman na defesa da escolha educacional e na introdução do Voucher Educação (vale), uma solução ganha-ganha para todos os participantes, provendo opções, aperfeiçoando escolas públicas, beneficiando estudantes de escolas privadas e públicas, permitindo uma educação melhor.

No sistema do Voucher Educação, o governo entrega aos pais os vales e deixa que os pais escolham onde o filho deve estudar. O Estado paga, os pais escolhem, as escolas competem, os padrões de qualidades crescem e todo mundo ganha.

Ao posicionar os pais como responsáveis do sistema, criam-se os incentivos saudáveis que as escolas necessitam para manter melhorias em seus desempenhos.

Já existem pesquisas das experiências comprovadas nos EUA, e por incrível que pareça, na Suécia, onde o Estado vigia a qualidade de todas as escolas, públicas e privadas. Sempre existem alternativas!

E para terminar este artigo, menciono esta frase do Prof. Milton Friedman e que vale para qualquer política pública: "Ninguém gasta o dinheiro dos outros com tanto cuidado como gasta o seu próprio. Se quisermos eficiência e eficácia, se quisermos que o conhecimento seja bem usado, isso precisa ser feito por meio da iniciativa privada."

* CEO do Instituto Liberdade, Membro do Instituto de Estudos Empresariais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.