quarta-feira, 21 de maio de 2014

ANOTAÇÕES DE PALESTRA DE HEITOR DE PAOLA – AS TRÊS ETAPAS

Quando se fala em pedir salários isso é reivindicação, quando se pede a mudança da estrutura de ensino aí é política.

Luiz C.S. Lucasy

Dia 16 (MAI2014) ouvi uma palestra de Heitor de Paola pela RádioVox.Org. e que gostaria de repassá-la, àqueles que não tiveram esta oportunidade. Evidentemente não é uma cópia exata do que disse Heitor, de forma contundente e apropriada, considerando que não fiz uma transcrição precisa, mas anotações. Mas, acredito que a idéia principal esteja contemplada. E é isso o que passo a transcrever.

Heitor inicia dizendo que as pessoas não estão entendendo muito bem o que esta acontecendo no país, hoje. E que é preciso colocar essas manifestações, greves e movimentos gerais de insatisfação, no contexto pré-revolucionário, para se compreender o que esta acontecendo.

Heitor lembra que este ‘contexto pré-revolucionário’, não é uma idéia recente. Absolutamente não! Heitor de Paola se lembra da “Ação Popular” (nos idos de 1963) e que já nesta época, tinha um documento que era muito estudado e que este documento era oriundo de diversas fontes revolucionárias, inclusive fontes como Ho Chi Minh do Vietnam do Norte e outros. A “Ação Popular” em 68 decidiu ir para a guerrilha armada. Até então, ela, a "AP", atuava junto aos movimentos, e o documento era uma súmula, de ação, das doutrinas comunistas.

No documento a evolução dos ‘movimentos’, que ora vemos no Brasil, ele segue três etapas: a 1ª. a etapa reivindicatória; a 2ª. etapa a política e a 3ª. a etapa ideológica. Na prática isso significa diferentes necessidades organizacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.