quarta-feira, 28 de maio de 2014

Essa professora vai desafiar suas concepções sobre liberdade de expressão



Publicado em 26/05/2014

Para ativar as legendas, clique no botão esquerdo ao lado da engrenagem.

Todo mundo ama liberade de expressão, certo? Está na Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Mas a professora Deirdre McCloskey vai complicar o que você entende por liberdade expressão a associando com a palavra do grego antigo para persuasão: retórica. As pessoas tendem a se afastar do termo, mas ser persuadido é uma coisa ruim? Nós como humanos dependemos da lingaugem. Nós temos que persuadir uns aos outross sobre coisas como a validade do Teorema de Pitagóras ou sobre qual marcar de refrigerante comprar. A única alternativa a persuasão pela conversa é a persuasão pela violência.

Muitas pessoas dizem amar a liberdade de expressão, entretanto, elas reclaman sobre a publicidade e os seus esforços para persuadir indivíduos de comprar coisas de uma marca em vez de outra ou escolher um candidato em vez de outro. Muitas usam a palavra manipulação. Mas qual é o melhor meio de tomar decisões sobre o que comprar ou no que acreditar se não via as pessoas que estão tentando nos convencer?

Se persuasão é a única alternativa a violência, uma sociedade de livre escolha, de ideias livres e consumo livre é uma sociedade de publicidade, uma sociedade retórica. Prof. McCloskey diz, "Uma sociedade livre é uma sociedade de conversas em vez de violência".

Transcrição de Juliano Torres
Tradução de Matheus Pacini
Revisão e sincronização de Johnny Jonathan


Portal Libertarianismo: "Evoluindo Ideias e Indivíduos."
www.libertarianismo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.